A propósito deste fuso, começámos uma conversa sobre os novelos de lã, os tecidos e as roupas que vestimos, que me fez pensar em teares e de como era divertido e fácil tecer pequenas peças num tear improvisado. Lembrei-me que há muito tempo, tinha comprado um livro, "Tecelagem com Papel e Lã"*, sobre o assunto e fui buscá-lo para mostrar ao André o que era e como se fazia. Ele ficou entusiasmado com a ideia e planeámos fazer um cobertor para a cama do ursinho (que é uma acolhedora caixa de sapatos). Construí o tear com uma caixa de cartão e depois de montar a urdidura com um fio forte de algodão, fiz vários novelos pequeninos para ele escolher as cores que queria usar e expliquei-lhe como se começava. Gostou tanto que está quase a acabar o cobertor, e já tem planeados outros projectos. Por mim, confesso que gosto de me sentar no chão ao lado dele e vê-lo muito concentrado a tecer e a pentear a lã, enquanto pensa na cor que vai usar a seguir."Tem que ter muitas riscas mãe".
*"Tecelagem com Papel e Lã" de I. Muenk e I.V. Rauch-Wittlich, Verbo, 1974. Fotografias retiradas do livro págs. 11 e 19.
adoro esses teares -
http://brikebrok.over-blog.com/article-13212886.html
Posted by: vera | 4 de março de 2010 at 17:24
Olá, Débora :)
Acho fenomenal que incentives o André a experimentar coisas novas e que não incluam computador, playstation ou televisão. Não que seja contra qualquer um deles, mas porque trabalho com crianças de diferentes idades e vejo a dificuldade que têm em aceitar trocar um teclado ou um comando por outros brinquedos e formas de diversão (já para não falar nos livros que, a maioria, abomina...).
Enfim, este comentário é também para te agradecer o facto de teres partilhado no blogue a ideia das ementas da semana e dos bolos para o lanche, etc.
Por causa disso, mudei um pouco o meu estilo de vida e descobri que afinal sei fazer bolos! Hoje, experimentei o bolo de laranja e limão.
Vou agora prová-lo ;)
Posted by: Inês Leite Rosa | 28 de fevereiro de 2010 at 17:10
O teu filho tem uma sorte imensa!
Eu lembro-me de ter tido teares desses e adorava
Se lhe quiseres "apresentar" outro projecto, experimenta um tear circular - também são bem giros e ele pode fazer pegas para a cozinha ou bases para os copos!
Beijinhos ♥
Posted by: sofia | 26 de fevereiro de 2010 at 16:32